A pandemia causada pelo novo coronavírus mudou as estratégias de
engajamento no marketing digital e a maneira como as empresas alcançam o
público.
Com
isso, veja quais são as tendências de marketing digital para 2022.
Tendências do Marketing Digital para 2022
1 – SEO é uma das principais tendências
do marketing digital para 2022
Uma
das principais tendências para o marketing em 2022 é o SEO, otimização de sites
para ferramentas de busca.
A
estratégia já é muito utilizada pelas empresas, principalmente em textos, nos
quais podem ser exploradas em palavras-chave. Entretanto, em 2022 essa técnica
será bem mais valorizada.
O
SEO é responsável pelo alcance orgânico das páginas de um site nos buscadores,
como o Google.
Cada
vez mais será necessário estratégias de marketing para ter o alcance na mídia,
ampliando o SEO e o tráfego pago.
Conforme
os algoritmos dos buscadores vão mudando, as empresas vão ter que se adaptar.
Elas precisam entender os novos hábitos dos consumidores e quais ações
precisam fazer para aparecerem na primeira página nas pesquisas do Google.
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2 – Marketing de conteúdo
Não
tão novo e já explorado pelas empresas, o marketing de conteúdo segue como uma grande tendência para o
próximo ano.
Vai
ser cada vez mais comum investir em conteúdos inovadores e relevantes para
chamar a atenção dos usuários.
O
marketing de conteúdo além de funcionar como fonte de informação para os
usuários, funciona também como um auxílio nas estratégias de marketing impulsionando
a empresa e atraindo mais gente por meio do conteúdo criado.
Uma
das tendências de marketing para 2022 vão ser os conteúdos baseados em dados e
análises mais profundas, para tornar toda a estratégia mais valiosa e
assertiva.
3 – Adoção de vídeos
Para 2022 vamos ver no marketing cada vez mais estratégias de vídeos dentro do Instagram com o reels e lives, e com o TikTok, plataforma de vídeo cada vez mais em alta.
Além
disso, o aplicativo TikTok deve crescer também na adoção de empresas com estratégias
de marketing. Pois, grande parte dos conteúdos que fazem sucesso na plataforma
são replicados para o Instagram.
4 – Profissionais mais tecnológicos e
conectados
Com
tantas informações à disposição, o relatório da Exame aponta que cada vez mais os profissionais vão precisar ser
mais tecnológicos e conectados.
O
profissional de marketing conectado poderá transmitir as tendências das redes
sociais e aplicar nas estratégias do marketing digital.
5 – Marketing digital e venda juntos
Nos
próximos anos será muito comum ter o marketing e a equipe de vendas trabalhando
juntos.
O
intuito do marketing trabalhar junto com vendas é planejar, analisar e unificar
todo o processo para ter conteúdos assertivos.
6 – Trabalho remoto
Com
a pandemia causada pelo novo coronavírus e a adoção do home office, para o
próximo ano, vamos dar continuidade a esse novo formato de trabalho. Afinal,
segundo a pesquisa da Prudential, boa parte das pessoas parecem ser mais
produtivas trabalhando de casa.
Em
marketing, 76% dos profissionais adotarão o trabalho remoto para os
próximos anos. Após dois anos de pandemia, muitos profissionais preferem este
formato de trabalho.
7 – Crescimento do uso da inteligência
artificial
No
marketing digital, a tendência para 2022 também está relacionada com a
inteligência artificial.
As
ferramentas utilizadas no marketing digital estão adotando a inteligência
artificial para ter interações com os usuários e os clientes.
Um
exemplo da expansão da inteligência artificial no marketing digital está nos
bots e chats, que podem incorporar recursos de voz para ter conexão mais ampla.
8 – Gestão própria do marketing digital para
2022
Em
2022 , a tendência é que as empresas assumam o controle do seu próprio
marketing digital como uma forma de reduzir os custos e melhorar os resultados.
Entretanto,
a procura será feita por empresas que passaram por dificuldades financeiras
causadas pela pandemia.
9 – Mais adoção de dados
Em
2022, os profissionais de marketing digital 2022 vão precisar utilizar
muitos dados para entender e criar estratégias de forma assertiva. De acordo
com o relatório da Exame, cerca de 78% dos profissionais afirmam já utilizar dados para
orientar nas estratégias utilizadas.
10 – Criatividade
Por
fim, a tendência de
marketing para 2022 está relacionada com a criatividade.
Com
a adoção de novas redes sociais, algoritmos mudando e criação de novos recursos
nas plataformas, os profissionais vão precisar de criatividade para desenvolver
conteúdos que consigam captar a atenção dos usuários.
A
criatividade também é uma das soft skills que está sendo tendência para os
próximos anos.
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