O marketing de afiliados
é o processo de ganhar uma comissão promovendo produtos de outras pessoas (ou empresas). Você pode achar um produto que você goste, promovê-lo para as pessoas, e ganhar uma parte da renda a cada venda que você fizer.
O que é e como surgiu Marketing Digital de afiliados
O Marketing Digital de afiliados tem origem nos anos 90, a partir de uma iniciativa da Amazon. O modelo era basicamente o mesmo dos dias de hoje. O interessado em se tornar um afiliado preenchia um cadastro e a partir disso divulgava produtos da loja em seus canais digitais. Em troca, recebia comissões de venda.
A empresa conseguia ampliar sua presença digital com o apoio de sites e blogs de terceiros com um investimento relativamente baixo. Isso proque a remuneração para o vendedor só ocorria quando uma compra era realizada a partir do ID do afiliado.
De lá para cá, além do crescimento do ambiente digital e o surgimento de novas plataformas e formatos como Instagram e podcasts, uma das principais mudanças no Marketing de Afiliados está na forma de recompensar os afiliados. Não está mais restrita à comissão por vendas e a remuneração pode ocorrer levando outros critérios em consideração.
>> Leia também: O que é um afiliado digital: como trabalhar para obter os melhores resultados
Como ser recompensado no Marketing Digital de afiliados
Atualmente, o participante de um Programa de Afiliados pode ser remunerado de diferentes maneiras. E isso tem relação direta com os objetivos que a empresa ou marca define para sua estratégia de Marketing de Afiliados. Há quem foque na conversão em vendas, mas há quem esteja interessado na geração de Leads, por exemplo.
A seguir, os principais critérios adotados pelos programas de afiliados.
1 – Custo por venda – O afiliado recebe uma comissão sobre as vendas geradas a partir do seu link. O percentual pode variar de acordo com os critérios de cada empresa ou marca.
2 – Custo por ação – A recompensa é concedida ao afiliado somente se o acesso gerado pelo link dele executar uma ação dentro do site da empresa ou marca.
3 – Custo por clique – Os cliques no link do afiliado, independentemente da plataforma usada para divulgar (site, blog, redes sociais, email…), rendem uma comissão fixa, paga a partir de critérios estabelecidos pela empresa ou marca (a cada x cliques, por exemplo, ou por período).
4 – Custo por mil impressões – O afiliado recebe sua comissão – geralmente fixa – quando o banner da empresa ou marca registra mais de mil visualizações.
5 – Custo por Lead – O custo por Lead tem relação com o custo por ação. Mas para gerar a comissão, o Lead deve ser validado pela empresa ou marca seguindo critérios de qualidade do contato obtido.
6 – Custo por formulário – A empresa ou marca remunera o afiliado pela quantidade de formulários preenchidos gerados pelos canais digitais dele.
Como começar no Marketing de Afiliados
Dicas de como começar no Marketing de Afiliados
O que achou dos critérios para remuneração? Ajuda a responder a pergunta sobre quem pode participar de um Programa de Afiliados? Na prática, qualquer pessoa que tenha capacidade de atender aos critérios listados acima. Ou seja, que tenha:
Blog com boa audiência e atualização frequente;
Redes sociais com número relativamente alto de seguidores;
Uma base considerável de contatos para envio de email;
Canal no YouTube ou Twitch com muitos inscritos e vídeos com muitas visualizações.
E para você que já é atuante no mundo digital, a dica de como começar no Marketing de Afiliados é buscar um programa que tenha proximidade com o conteúdo que compartilha. Nada impede que um blogueiro de futebol seja afiliado a uma loja de pijamas. Mas, pensando nas chances de gerar qualquer um dos tipos de cliques, seria um atalho ser afiliado a uma loja de materiais esportivos, certo?
Por isso, a dica é buscar programas que tenham relação com o conteúdo produzido e compartilhado por você, com o mercado em que atua e com o público com o qual se relaciona.
De olho no Programa de Afiliados
Depois, a avaliação muda de foco. Ou seja, você passa a analisar o que cada empresa ou marca está oferecendo aos afiliados e verifica qual atende suas expectativas. Uma dica extra neste caso é avaliar a capacidade do seu canal digital de entregar o que o programa espera.
Por exemplo, considerando sua audiência, quanto tempo levará para entregar mil visualizações de um banner? Ou qual o histórico de engajamento dos seus seguidores quando são chamados para uma ação?
Por fim, confira qual suporte é oferecido pelo Programa de Afiliados para otimizar a divulgação dos produtos e serviços. Quanto mais ajuda, melhor, ainda mais quando a empresa ou marca são empresas relevantes no segmento em que atuam, como é o caso da RD Station. E não esqueça de comunicar seu público a respeito da adesão ao programa.
Participe do Programa de Afiliados da RD Station
É muito fácil e prático aderir ao Programa de Afiliados da RD Station. Veja o exemplo do jornalista Alexandre Gonçalves. Para conferir na prática como funciona o programa, ele, dono de um blog sobre conteúdo digital, entrou para o programa da RD. Acessou o site, preencheu os dados do cadastro, conferiu (e copiou) seu link de afiliado e partiu para a ação.
A primeira delas: baixou um dos banners disponibilizados pela RD na plataforma e o inseriu no seu blog em dois locais de grande visibilidade. Uma cópia do banner está no topo do sidebar (coluna à esquerda, onde ficam os links para posts recentes e outras informações do canal) e outro está fixo no final de todos os posts do blog. O próximo passo será divulgar o banner e o link nos demais canais do blog (redes sociais e canais no WhatsApp e Telegram).
Os banners estão com o link de afiliado com a identificação de Alexandre. Assim, a RD fica sabendo da origem do acesso e, caso ocorra uma venda, o dono do blog receberá a comissão correspondente. Toda a movimentação (acessos, cliques, vendas…) é acompanhada pelo afiliado no painel do programa.
Mas além da comissão, que pode chegar até 20% sobre venda, o Programa de Afiliados da RD Station oferece ainda outras vantagens e benefícios:
Descontos especiais para eventos realizados pela RD Station (RD Summit, RD On The Road e outros);
Acesso a conteúdos exclusivos desenvolvidos para auxiliar no sucesso do afiliado;
Participação na comunidade exclusiva de afiliados da RD Station;
Apoio de uma equipe comprometida com o sucesso do afiliado.
Você, produtor de conteúdo, consultor e profissional de marketing e dono de pequenas agências de marketing, venha para o Programa de Afiliados da RD Station. Acesse a plataforma e faça seu cadastro.