Por que o início do ano pode ser uma oportunidade para seu e-commerce?
Seu volume de vendas costuma ser baixo no início do ano? Para muitos e-commerces a resposta para essa pergunta é afirmativa. Depois da temporada de compras de final de ano, o comércio eletrônico como um todo parece estagnar e muitos lojistas não enxergam os meses seguintes como oportunos aos seus negócios.
É por isso que você precisa sair dessa mentalidade, caso a sua resposta à pergunta inicial também seja positiva. Mudar a maneira como a sua loja online se porta em períodos de pouca demanda, pode ser a oportunidade de ouro para você sair na frente e conquistar os melhores resultados possíveis.
A seguir, vou explicar por que você deve ir na contramão do mercado e aproveitar o mês de maior queda no e-commerce para maximizar suas vendas online.
Comércio eletrônico em crescimento acelerado
Não é somente em épocas sazonais, datas comemorativas ou final de ano que o comércio eletrônico tem conquistado melhores resultados de vendas. Cada vez mais, o comportamento de compra online tem crescido no país e o e-commerce tem registrado números positivos, que mostram o quanto esse mercado ainda tem potencial para se desenvolver.
Em janeiro de 2021, por exemplo, as vendas online no Brasil tiveram um aumento de 45% com relação ao mesmo mês do ano anterior. Isso, sem falar de um faturamento 61% maior para os lojistas, de acordo com um estudo levantado pela Neotrust. É claro que se formos comparar os resultados de janeiro com o mês de dezembro deste levantamento, veremos uma queda no volume de vendas. São -3,88% para sermos mais exatos, o que não é uma grande diferença.
Os números são favoráveis se você realizar uma pesquisa rápida no Google sobre o crescimento do comércio eletrônico, sendo janeiro, fevereiro e todos os outros meses do ano boas oportunidades para quem vende online. Por isso, jamais deixe de diminuir os seus esforços por achar que o início do ano não vai trazer bons resultados ao seu negócio.
Maior vantagem competitiva
Falei brevemente neste artigo que o início do ano, em especial o mês de janeiro, é considerado um dos períodos mais desafiadores para o e-commerce. Muito desse pensamento vem porque a maioria dos lojistas e, principalmente, dos grandes players do mercado, fazem um trabalho mais agressivo nas vendas de final de ano, devido a alta demanda típica desse período.
Com maior procura por compras online e grandes lojistas dominando o comércio eletrônico nos meses de novembro e dezembro, mais difícil é para os lojistas menores competirem e conquistarem uma fatia nas vendas de final ano. Sendo assim, os meses seguintes de menor concorrência são mais vantajosos para pequenos e médios e-commerces.
Menor influência nos custos em anúncios
O mesmo vale com relação aos anúncios pagos. Em época de grande pico de vendas online, como na semana da Black Friday, a competição entre os anunciantes é bastante acirrada e ganha aquele que investe e faz lances maiores para conquistar um elevado número de leads e conversões.
A menos que você tenha um bom orçamento para disputar com os anunciantes do seu nicho, investir em campanhas no Google e Facebook Ads, por exemplo, pode não ser tão vantajoso para o seu negócio em períodos de maior concorrência entre os grandes varejistas. Assim, em momentos onde a demanda é menor, vende mais quem se destaca!
O mês da liquidação e a expectativa dos consumidores
Terminado o fim da temporada de compras no final do ano, janeiro é considerado tanto no varejo online quanto no físico como o mês da liquidação. Muitos dos consumidores que não encontraram boas ofertas durante os últimos meses do ano ou que sabem que o mês seguinte é uma ótima época para encontrar produtos a preços mais baixos, esperam até janeiro para fazer as suas compras. Você pode aproveitar essa chance e oferecer promoções e descontos atrativos para conquistar mais vendas online!
Queima de estoque em produtos de baixo giro
Aproveite que o mês de janeiro é considerado o mês da liquidação para também vender aqueles seus produtos que não tiveram uma boa saída durante o ano anterior. Além de ser uma excelente estratégia para conquistar ainda mais vendas em janeiro, você tem uma maior lucratividade por conseguir tirar do estoque itens que não trouxeram um bom retorno para o seu negócio. Você faz promoções de queima de estoque em janeiro e, nos meses seguintes, lança novos produtos ou foca na venda dos mais procurados pelos seus clientes.
Melhores prazos e condições com seus fornecedores
Diferentemente dos últimos meses do ano, em janeiro é muito mais fácil para você negociar melhores prazos e condições de pagamento com os seus fornecedores. Assim como as vendas online ficam menos aceleradas no início do ano, os fornecedores também estarão com um baixo fornecimento de produtos devido a pouca demanda dos seus clientes lojistas. Dessa forma, caso esteja inseguro sobre o retorno que as suas vendas terão após o mês de janeiro, você pode conseguir prazos e pagamentos mais flexíveis para manter o dinheiro por mais tempo em seu caixa.
Viu por que o início do ano pode ser uma oportunidade para maximizar as vendas do seu e-commerce? A temporada após o pico de vendas no final do ano não precisa — e nem deve — ser lenta para você que tem uma loja online. Sabendo o potencial que esse período pode proporcionar ao seu negócio e fazendo as estratégias certas, você poderá alcançar resultados até mesmo melhores do que no restante do ano.
Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!
Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica?
Envie um e-mail para
tuliowandersonpublicitario@gmail.com