Konduto evita mais de R$ 3 bilhões em fraudes no e-commerce
Konduto evita mais de R$ 3 bilhões em fraudes no e-commerce em 2018
A Konduto, empresa brasileira de tecnologia antifraude para pagamentos online, ajudou o e-commerce brasileiro a evitar um prejuízo superior a R$ 3 bilhões em fraudes durante o ano de 2018. Este valor corresponde a quase 10% do volume financeiro total processado pelos sistemas da companhia e mantém o comércio eletrônico do País entre os mercados de maior risco no mundo inteiro.
Fundada em 2014 por Daniel Bento, Milton Tavares Neto e Tom Canabarro, a Konduto registrou no último ano o crescimento mais expressivo de sua história. A empresa saltou de 42 milhões de pedidos processados em 2017 e terminou 2018 com a marca de 128 milhões de compras analisadas – um aumento de 204%. Isso representa 5 transações analisadas por segundo pela companhia, que tem tecnologia própria e 100% brasileira.
No total, a Konduto processou um TPV (Total Payment Volume, ou volume total de pagamentos) de R$ 32,3 bilhões entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2018 – 366% a mais em comparação ao exercício anterior. Deste total, porém, uma alta quantidade foi de origem fraudulenta, feita principalmente por criminosos utilizando-se de cartões de crédito clonados: R$ 3 bilhões.
“É muito importante saber que ajudamos o mercado brasileiro a evitar um rombo desta magnitude de R$ 3 bilhões. Temos um time dedicado e altamente preparado para atuar ao lado do e-commerce, e saber que fomos importantes assim para o ecossistema é altamente gratificante. Infelizmente, fraudes com cartões clonados são extremamente comuns no nosso País, e este tipo de golpe ainda recebe pouca atenção das autoridades – como todos os crimes de ordem cibernética. Por isso estamos acostumados a ver o Brasil entre os líderes do ranking mundial de fraudes on-line, atrás apenas do México”, destaca Tom Canabarro, co-fundador da Konduto.
Os segmentos de maior risco para quem vende on-line são de produtos e serviços de alta procura e liquidez, que podem ser facilmente revendidos: eletroeletrônicos, passagens aéreas e rodoviárias, carteiras digitais, autopeças e jogos on-line são os mercados que, historicamente, possuem o maior índice de tentativa de fraude. No entanto, até mesmo ONGs e instituições de caridade sofrem com este problema, segundo Tom Canabarro.
“Durante o processo da fraude, muitos criminosos utilizam o sistema de pagamentos de lojas virtuais menores, ou até mesmo ONGs e sistemas de doações, para saber se um cartão clonado ainda pode ser usado. O fraudador faz uma transação de baixo valor, que não levanta a suspeita do banco e nem é notificada ao portador do cartão, e ali descobre se os dados são válidos ou não. Por isso é tão importante que qualquer instituição que receba pagamentos online conte com um sistema antifraude”, reforça o co-fundador da Konduto.
A Konduto foi a primeira empresa do mercado a utilizar duas importantes camadas de tecnologia para a análise de fraude: inteligência artificial e monitoramento do comportamento de navegação do internauta – além de combinar todas as demais técnicas tradicionais, como verificação de dados cadastrais, fingerprint, geolocalização, dentre outras. Com isso, os sistemas são capazes de detectar quais são os pedidos de origem fraudulenta, feitos por estelionatários utilizando cartões de crédito clonados, sem interferir na aprovação das compras dos clientes legítimos. Atualmente mais de 2 mil lojistas em Brasil, México, Argentina e Colômbia utilizam os serviços daKonduto, que conta com clientes como Ambev, Clickbus, Decathlon, Ebanx, Editora Saraiva, elo7, Hotmart e Livraria Cultura – entre outros.