Como ser um Youtuber: o que você precisa fazer para ter um canal de sucesso Cinema
A carreira em Cinema
O profissional formado em Cinema é geralmente conhecido como cineasta, mas também pode receber o nome de realizador audiovisual. O aluno que se forma em Cinema tem uma ampla área de exploração, uma vez que a profissão o permite atuar em diferentes frentes.
O cineasta pode trabalhar em produções como filmes de animação, desenhos e filmes publicitários, contribuindo para a roteirização, criação dos personagens, direção, etc.
No aspecto de planejamento e gerenciamento, o cineasta pode trabalhar como diretor ou diretor de arte. O diretor, ou diretor geral, é quem controla a execução de um projeto, aprovando o roteiro, escolhendo o elenco, definindo iluminação e editando as cenas. Já a direção de arte trabalha nos aspectos visuais do projeto, como cores, cenários, figurinos e outros.
Na parte mais operacional da profissão, o profissional formado em cinema pode trabalhar com a captação e edição de som, escolhendo os equipamentos adequados de acordo com o local de gravação. Além de trabalhar com som e imagem, o cineasta pode realizar a continuidade de cenas, garantindo que ao retomar a gravação de uma cena, sejam mantidos os mesmos detalhes de figurino, peças e acessórios, maquiagem, posicionamento de câmera e outros.
O profissional formado em cinema atua também na fotografia, planejando a iluminação das cenas e os cenários adequados. Determinar a ordem das cenas, captar recursos necessários para gravações e a criação ou adaptação de histórias também são trabalhos realizados por um cineasta.
Perfil do profissional formado em Cinema
A criatividade é sem dúvida a maior característica do profissional formado em Cinema. O gosto pela Arte de modo geral ajuda o cineasta a planejar roteiros, cenários, etc.
É interessante que este profissional conheça as diferentes tecnologias relacionadas à produção audiovisual, e esteja sempre atualizado quanto às novas tendências no setor.
Mercado de trabalho para quem faz Cinema
Quando pensamos no mercado de trabalho para cineasta logo lembramos da produção de filmes para as telonas do Cinema. Porém, é na TV que este profissional encontra as melhores oportunidades de emprego.
Os canais de televisão, sejam de rede aberta ou fechada, contratam profissionais formados em Cinema para atuarem na produção de propagandas, programas, reportagens, documentários, novelas, humorísticos e seriados, entre outros.
Outro setor que está em alta é a produção de vídeos corporativos. Nessa área, o cineasta atua na roteirização, filmagem e edição, produção e finalização de vídeos ou filmes de curta duração para a exposição da imagem de uma determinada empresa.
Sobre o curso superior em Cinema
Ainda são poucas as instituições de ensino superior que oferecem a graduação em Cinema. A maior parte dos cursos oferece apenas a habilitação de bacharelado, mas também é possível encontrar cursos de licenciatura em Cinema. A duração média do curso é de quatro anos.
O objetivo da faculdade é capacitar profissionais para a realização de produções cinematográficas de diferentes gêneros e formatos. Além da tradicional produção de longa-metragem, o estudante de Cinema aprende sobre a teoria, prática, roteirização e crítica cinematográficas para os mais diversos tipos de mídias contemporâneas.
O curso alia disciplinas teóricas com atividades práticas durante as quais o aluno tem a oportunidade, ainda na faculdade, de realizar suas primeiras produções audiovisuais.
Cursos de tecnólogo na área de Cinema
Você sabia que é possível ingressar no mercado de trabalho do audiovisual mais rapidamente? O caminho é fazer um curso superior de tecnologia, também conhecido como tecnológico ou tecnólogo.
Com duração média de dois anos e meio, os cursos de tecnólogo são mais focados em um nicho específico de atuação. E quem curte cinema vai encontrar várias opções no “eixo tecnológico” (que é como o MEC organiza as áreas de conhecimento) de Produção Cultural e Design. Entre eles, destacamos:
Produção Audiovisual: nesse curso o aluno aprende a produzir e captar imagens, operar equipamentos de cinema e vídeo, interpretar visualmente roteiros, gerenciar setores técnicos e coordenar equipes de produção. O perfil “mão na massa” desse profissional permite trabalhar em empresas de audiovisual, cinema, televisão, rádio, publicidade e propaganda, conteúdo digital e de eventos
Fotografia: envolve desde a captação de imagens até a direção de equipes de produção fotográfica. Empresas cinematográficas, televisivas, de comunicação e de publicidade e propaganda estão entre os principais empregadores desse tecnólogo.
Faculdades reconhecidas pelo MEC
As opções de bacharelado em Cinema, como falamos, não são muito numerosas no Brasil. Você vai encontrá-lo em algumas universidades públicas, como as federais de Santa Catarina (UFSC), do Recôncavo da Bahia (UFRB) e de Minas Gerais (UFMG). Entre as particulares, destacamos a Universidade Estácio de Sá (UNESA).
Entre as instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) que oferecem cursos de tecnólogo ligados à área de cinema, selecionamos as seguintes:
Por que destacamos as faculdades acima? Porque todas elas dispõem de laboratórios modernos e bem equipados (fundamental para quem quer chegar no mercado de trabalho já familiarizado com técnicas e equipamentos de ponta), além de oferecerem uma série de vantagens financeiras aos seus alunos – participam de programas de bolsas de estudos e financiamentos governamentais, como o ProUni e o FIES, além de conduzirem iniciativas próprias de bolsas de estudos, descontos e parcelamento de mensalidades. Ou seja: não é por falta de ajuda que você vai deixar de fazer a faculdade dos seus sonhos!
Como ser um Youtuber: o que você precisa fazer para ter um canal de sucesso
Para ser um youtuber de sucesso não basta talento e inspiração. Para alcançar sucesso com seu canal, é preciso definir uma série de questões antes, durante e depois da gravação dos vídeos. Entenda melhor com nossas dicas!
Quem diria, décadas atrás, que ser um youtuber viraria uma profissão de verdade? O que começou para muita gente apenas como brincadeira, hoje virou fonte de renda principal.
E assunto para essas pessoas não falta! Aulas online, música, humor, dicas de beleza, roteiros de viagem, culinária, macetes de videogame. São muitos os que fazem sucesso falando sobre o que fazem de melhor.
Com o crescimento do mercado audiovisual, a carreira de youtuber se tornou uma das mais cobiçadas do mundo moderno. Além de tudo, ela é também uma forma rápida de chegar à fama ou gerar visibilidade para a sua marca na internet.
Quer descobrir como chegar lá?
Confira o checklist que trouxemos neste post, do que você precisa para ser um youtuber!
O que envolve ser um youtuber
Com a explosão do número de vlogs na internet, o mercado dos youtubers tem hoje altíssima concorrência. Felizmente, o YouTube também tem bastante audiência e demanda por conteúdo original.
Existem alguns casos de youtubers que conseguem sucesso quase imediatamente, mas tornar um vídeo viral não garante que o seu canal no Youtube continuará bombando de forma constante.
Os youtubers de destaque mantêm a constância e têm, além de talento, muita persistência e dedicação.
Se seu objetivo é ser um youtuber, seja por interesse pessoal, seja tráfego orgânico para sua marca, não deixe de seguir as 11 dicas abaixo para não ser ofuscado pela concorrência.
Dicas para ser um youtuber profissional
1. Fale sobre o que você gosta
Não tente ser quem você não é ou abordar assuntos que não são do seu domínio.
Paixão é um elemento importantepara o sucesso de qualquer youtuber. Afinal, o público gosta de ouvir pessoas falando com naturalidade e entusiasmo sobre o que acreditam.
Pense nos assuntos que chamam mais a sua atenção e estude-os a fundo para poder falar com gosto e com autoridade. Traga sua personalidade real e única para se diferenciar da multidão.
Dessa forma, seus vídeos serão muito mais interessantes e envolventes para encantar a audiência.
2. Conheça seu público
Além de se conhecer e trazer o que você gosta, também é necessário entender quem receberá a informação que você produziu.
Isso porque os assuntos dos vídeos devem ser relevantes não só para você, afinal, você quer que eles sejam vistos pelos espectadores.
Quais tópicos mais os agradam? Com qual frequência consomem conteúdo? Qual formato preferem? O que não acham interessante?
Para responder essas perguntas, primeiro defina o nicho que você quer explorar, como estudantes, mulheres e gamers, por exemplo.
Para entender o que esse nicho prioriza e quais são suas dores, elabore uma persona com base nos comentários e interações com essas pessoas, além de acompanhar seu comportamento em outros canais parecidos.
Assim, você vai conseguir atingir as pessoas certas, que mais facilmente se identificarem com a sua causa ou a missão da sua marca. Ou seja, maior a chance de continuarem assistindo seus vídeos ou mesmo compartilhando os conteúdos.
3. Crie uma identidade
Quando falamos de identidade ou personal branding, abordamos tanto os elementos gráficos como a linguagem.
Use bastante criatividade para elaborar o nome e a imagem do canal, crie uma interface com cores amigáveis e utilize elementos que façam sentido em relação ao que você comunica.
Além disso, entenda o estilo de linguagem da sua persona, como se utilizam gírias ou termos mais técnicos e se preferem mais coloquialidade. Dessa forma, será mais fácil se conectar com o espectador e promover interação no canal.
4. Otimize a taxa de cliques
Seu vídeo pode ter um conteúdo fantástico para o espectador, mas ele só saberá disso se clicar e começar a assistir.
O famoso “não julgue um livro (no caso, vídeo) pela capa”, não funciona bem assim no Youtube.
Por isso, é indispensável caprichar muito no título e imagem de capa de cada vídeo (as thumbnails), para que gerem curiosidade no público e resultem na conversão.
Além disso, é possível aumentar o potencial de visibilidade utilizando tags, adicionando descrições e associando o canal ao site da empresa na ferramenta de gerenciamento do Youtube.
Com esses hacks, tanto os buscadores quanto os usuários chegarão mais rápido até seu conteúdo.
5. Preocupe-se com a qualidade geral dos vídeos
Além da qualidade do conteúdo, um bom youtuber presta atenção na qualidade do vídeo em si. Isso quer dizer que o áudio e a iluminação devem ter uma qualidade satisfatória para não atrapalhar a experiência do usuário.
Invista em equipamentos como câmera, microfone e tripé e utilize um bom editor de vídeos para fazer ajustes.
Além disso, com muita técnica e criatividade, a edição pode multiplicar o potencial de sucesso de um vídeo, tornando-o bem profissional e autêntico.
6. Crie uma rotina de publicação
Ter uma rotina de publicação garante constância e organização para a vida de um youtuber.
A constância é essencial para desenvolver um relacionamento com sua audiência. Se os vídeos demoram muito para sair, o público deixará de acompanhar seu canal e procurará algum outro que ofereça essa frequência.
Com um volume crescente de vídeos, um cronograma também pode ajudar a gerenciar o canal, planejando os tópicos futuros com antecedência, para nunca deixar a audiência na mão.
Outra dica de rotina é começar a agrupar vídeos por temática, como se fossem quadros de um canal de TV.
Esse agrupamento ajuda a organizar melhor a ordem dos vídeos, facilita a experiência de quem procura o conteúdo e traz mais visualizações como um todo por conta da reprodução automática.
Portanto, para ser um youtuber profissional, seja espontâneo na fala, mas muito pragmático com a organização!
7. Incentive o engajamento
Se seu objetivo é ser youtuber como profissão e não apenas por hobby, o engajamento é essencial na estratégia.
Para incentivar que o público interaja com você, faça uso de call-to-action como “inscreva-se no canal” ou “conte sua opinião sobre”.
Além disso, responda aos comentários que receber e utilize também de outras redes sociais para manter o relacionamento com a audiência.
Dessa forma, você conseguirá agrupar mais seguidores fiéis e que confiam na sua marca ou no seu produto para conseguir gerar conversões.
Outra dica importante é saber lidar com os famososhaters, que sempre existirão em qualquer lugar. Não se deixe desanimar com comentários ofensivos, mas, ao mesmo tempo, saiba discerni-los das críticas construtivas que vêm para o bem.
8. Faça parcerias
Grande parte dos youtubers famosos contam com vários parceiros para auxiliar com o canal. Esses parceiros podem, por exemplo, ajudar com a edição e economizar tempo para focar mais na elaboração do conteúdo.
Além disso, você pode se aliar a marcas com causas parecidas à sua, como forma de monetizar o canal e financiar investimentos.
No mais, as parcerias podem ser com outros youtubers ou influenciadores digitaiscom o intuito de trazer visibilidade para ambos.
Mas atenção: antes de pensar em você e nos parceiros, certifique-se de que a parceria seja também benéfica para os usuários. Assim, a experiência melhora para todos os envolvidos.
9. Acompanhe outros canais
Não viva só no seu mundo!
Saiba o que os youtubers de sucesso estão fazendo, as ferramentas e estratégias mais utilizadas nos canais e as pautas em destaque.
Além disso, acompanhe também aqueles que estão no mesmo nicho ou nicho parecido com o seu. Aprenda como melhorar e aplique os novos conhecimentos à sua realidade.
Com esse benchmarking, não tem como ficar para trás.
10. Estabeleça metas
Estabelecer as metas é um grande passo para manter a disciplina e sobretudo a perseverança.
Coloque o seu canal como parte essencial na rotina de seu negócio e escolha objetivos específicos que sejam realistas para determinado período de tempo.
Assim, você conseguirá de maneira mais mensurável e racional analisar a evolução da estratégia e fazer os ajustes necessários para alcançar as metas.
11. Divulgue o seu canal
Os seu público em potencial não está presente apenas no Youtube. Ele está por toda a Internet.
Por isso, crie também uma rotina para informar uma audiência maior que seus vídeos foram postados e trazê-los para a plataforma do Youtube.
Veja quais são os 10 maiores canais do Youtube no Brasil e no mundo
Você sabe quais são os maiores canais de YouTube no Brasil e no mundo? Neste artigo, vamos mostrar para você quais são eles e os principais indicadores de sucesso. Confira!
Em 2005, quando três ex-funcionários do PayPal — Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim — decidiram montar seu próprio negócio, não tínhamos a mínima ideia da potência do que o YouTube se tornaria. Atualmente, a plataforma de vídeos é a segunda maior ferramenta de buscas do mundo, perdendo apenas para o Google.
Segundo a Pesquisa Video Viewers, o YouTube tem se tornado cada vez mais presente na vida dos brasileiros, ele é o meio preferido das pessoas que assistem conteúdos em vídeo, estando na frente da Netflix e, até mesmo, das TVs aberta e paga.
Por conta disso, era de se esperar que ele se tornasse uma chance real de fazer dinheiro, o que atraiu milhares de pessoas que se tornaram influenciadores digitais — os famosos youtubers — assim como empresas interessadas em criar uma estratégia de conteúdo para o YouTube.
Quer entender melhor sobre esses influenciadores e descobrir quais são os maiores canais do Brasil e do mundo? Então continue a leitura!
O YouTube e a influência digital
Não é loucura dizer que nos dias de hoje, o sonho de ser youtuber já se equipara ao de ser artista de cinema há alguns anos atrás. Isso porque o YouTube trouxe um diferencial muito grande em relação ao cinema e a TV: a proximidade com a audiência.
Esse contato mais próximo faz com que o público se identifique com quem está falando, gerando uma confiança imediata — afinal, é uma pessoa real, muito mais acessível e humanizada do que uma grande estrela, por exemplo.
Por meio dessa proximidade, as empresas conseguiram captar um novo tipo de oportunidade, o chamado Marketing de Influência: a utilização — o influenciador — entre a sua marca e o público que ela pretende atingir.
É fácil encontrar um influenciador que retrate perfeitamente sua marca e converse com o seu público não apenas em seus sites ou blogs, mas também no YouTube, gerando maior engajamento e aumentando sua autoridade. Por isso, vale a pena conhecer os 10 maiores influenciadores do Brasil e os 10 maiores do mundo.
Os maiores canais de YouTube no Brasil
Confira abaixo quais são os principais canais brasileiros que conquistaram números expressivos de inscritos e visualizações.
1. KondZilla – 61.2 milhões de inscritos
Na realidade, KondZilla é o nome artístico de Konrad Dantas, produtor de vídeos musicais de funk e o atual líder do YouTube brasileiro. Seus clipes como “Bum Bum Tam Tam” e “MC Bola” já renderam a ele mais de 61.2 milhões de inscritos e 32 bilhões de visualizações.
2. Whindersson Nunes – 41.2 milhões de inscritos
Whindersson Nunes é o maior youtuber do Brasil atualmente. O piauiense produz vídeos de humor e paródias — ele se descreve como o “lampião do YouTube” e já passou a casa de 41.2 milhões de inscritos e 3 bilhões de visualizações.
Ele já chegou a liderar o YouTube nacional, mas acabou perdendo o páreo para KondZilla.
3. Felipe Neto – 40.1 milhões de inscritos
Felipe Neto foi um dos primeiros youtubers a fazer sucesso na plataforma pelo país. Com uma abordagem voltada ao público teen, seu canal está em constante crescimento e hoje, passa do número de 40.1 milhões de inscritos e 10 bilhões de visualizações.
4. Você sabia – 37.9 milhões de inscritos
O canal Você Sabia, apresentado pela dupla Lukas Marques e Daniel Molo, traz histórias, curiosidades e fatos interessantes que despertam a nossa curiosidade. Por exemplo: quais são as brincadeiras macabras que você não deve fazer, quais são os videogames que já salvaram vidas ou quais foram as vezes em que o mundo quase acabou.
O canal tem mais de 37.9 milhões de inscritos e 5 bilhões de visualizações.
5. Luccas Neto – 32.6 milhões de inscritos
Irmão caçula do terceiro colocado desse ranking, o youtuber Luccas Neto é uma verdadeira febre entre as crianças. Com vídeos divertidos com histórias, aventuras e brincadeiras, ele já bateu a marca de mais de 32.6 milhões de inscritos e 13 bilhões de visualizações.
6. GR6 Explode – 31.4 milhões de inscritos
A exemplo do KondZilla, GR6 Explode é um canal voltado para o funk e traz clipes de artistas como MC Neguinho, MC Kelvinho e Evolusamba.
Atualmente, o canal com mais de 31.4 mil inscritos e 14 bilhões de visualizações.
7. RezendeEvil – 28.2 milhões de inscritos
O youtuber Pedro Afonso Rezende ficou famoso com seu canal, RezendeEvil, por meio dos vídeos sobre o game Minecraft e se popularizou também por meio de paródias, crônicas e situações inusitadas sobre o seu cotidiano — tais como passar 1 dia inteiro dizendo somente a verdade ou uma competição para saber quem perde mais peso em 24 horas.
O canal também conta com mais de 28.2 milhões de inscritos e já alcançou mais de 11 bilhões de visualizações.
8. Galinha Pintadinha – 24.5 milhões de inscritos
Sim, a galinha mais amada pelas crianças também está no YouTube! Seu canal conta com expressivos 24.5 milhões de inscritos e 17 bilhões de visualizações. Os vídeos são musicais e trazem a Galinha Pintadinha e seus amigos cantando canções infantis.
9. Canal Canalha – 20 milhões de inscritos
O Canal Canalha comandado por Julio Cocielo tem como descrição mostrar o cotidiano da forma mais canalha possível. Assim, ele traz vídeos bem-humorados — como paródias e vídeos sobre seu dia a dia — que divertem seus mais de 20 milhões de inscritos e já passa de 1 bilhão de visualizações.
10. Authentic Games – 19.5 milhões de inscritos
Authentic Games é um canal totalmente voltado ao jogo Minecraft que traz dicas, opiniões e curiosidades sobre tudo relacionado ao universo do game. O canal tem mais de 18.5 mil inscritos e 8 bilhões de visualizações.
Os maiores canais de YouTube no mundo
Conheça agora os canais mais conhecidos no mundo todo e que fazem muito sucesso na plataforma de vídeos.
1. T-Series – 159 milhões de inscritos
A T-Series é uma gravadora e produtora indiana fundada por Gulshan Kumar em 1983. É mundialmente conhecida pelas músicas Bollywood, além de trilhas sonoras e músicas indi-pop.
O canal traz vídeo-clipes e trailers de filmes. Apesar de pertencer a um nicho completamente diferente, virou a maior concorrente de PewDiePie no YouTube. Tem mais de 159 milhões inscritos e 128 bilhões de visualizações.
2. PewDiePie – 107 milhões de inscritos
PewDiePie é o nickname de Felix Arvid Ulf Kjellberg, um comediante e produtor de vídeos sueco. Seu canal no YouTube lidera a plataforma desde o ano de 2013, chegando a ultrapassar canais oficiais de artistas como Rihanna.
Seus vídeos falam desde gameplays em que ele faz comentários enquanto joga até reviews de memes em que ele avalia os memes mais famosos da internet. O canal tem mais de 107 milhões de inscritos e 26 bilhões de visualizações.
3. Cocomelon – Nursery Rhymes – 97 milhões de inscritos
Mais uma vez, as crianças mostram que são uma audiência assídua no YouTube! Com cantigas educativas infantis, o canal Cocomelon tem mais de 97 milhões de inscritos e 80 bilhões de visualizações.
4. Set India – 86.6 milhões de inscritos
Set India é um canal da A Sony Entertainment Television que oferece entretenimento familiar completo que variam de vídeo-clipes a séries, eventos a comédias, programas de auditório a shows de dança e muito mais
O canal também alcançou o marco de mais de 86,6 milhões de inscritos, além de 68 bilhões de visualizações.
5. 5-Minutes Crafts – 69.2 milhões de inscritos
5-Minute Craft é um canal pertencente ao grupo TheSoul Publishing e traz vídeos com diversas dicas e curiosidades, tais como: truques para impressionar os seus amigos, como descascar frutas de forma mais prática, dicas para pintar as unhas ou como fazer arte com areia.
O canal tem mais de 69.2 milhões de inscritos e 18 bilhões de visualizações.
6. WWE – 68.3 milhões de inscritos
O WWE é uma empresa americana conhecida no ramo da luta livre profissional, além de produzir filmes e músicas de produtos relacionados.
Por meio do canal você pode assistir as lutas das estrelas do mundo do WWE, bastidores e séries de vídeos originais do canal que conta com mais de 68.3 bilhões de visualizações e 50 milhões de inscritos.
7. ✿ Kids Diana Show – 66.8 milhões de inscritos
O canal ✿ Kids Diana Show é focado no público infantil e mostra as brincadeiras, o dia a dia, reviews de brinquedos e outros temas apresentados por uma garotinha americana chamada Diana.
Rapidamente, seu canal começou a ganhar popularidade e, hoje, conta com mais de 66.8 milhões de seguidores e 41 bilhões de visualizações.
8. Zee Music Company – 63.8 milhões de inscritos
O Zee Music Company alcançou o top 10 mundial recentemente. De origem indiana, o canal é parte de uma rede dos maiores produtores televisivos do país, apresentando uma coletânea de filmes, músicas e séries.
O Zee Music Company conta com mais de 63.8 milhões de inscritos e 30 bilhões de visualizações.
9. Like Nastya – 63.2 milhões de inscritos
Novo no ranking de maiores do Youtube, o Like Nastya também faz parte dos canais voltados para o público infantil. Estrelado pela garota Anastasia Radzinskaya, de 6 anos, o canal tem vídeos em inglês, russo, português e espanhol.
Contemplando boa parte do globo com a variação de idiomas, o Like Nastya já conta com mais de 63,2 milhões de inscritos e cerca de 44 bilhões de visualizações.
10. Kondzilla – 61.2 milhões de inscritos
Já mencionado no ranking nacional, Kondzilla é o primeiro brasileiro a aparecer na lista mundial de maiores canais no YouTube. O canal desbanca o de grandes artistas como Rihanna, Eminem e Ed Sheeran — mas vale lembrar que o conteúdo publicado por ele são vídeos de diversos artistas.
Viu como os canais mencionados são diferentes uns dos outros? Isso só reforça que o YouTube é uma plataforma que gera oportunidades para os mais diversos tipos de marcas e audiências. Basta levar em consideração os interesses do seu público e começar parcerias de sucesso!
E agora que você já conhece os maiores canais de YouTube no Brasil e no mundo, que tal entender melhor como é desenvolvida a estratégia de canais como esses como o nosso guia completo sobre marketing no Youtube!